Pelo menos 300 famílias sofreram com os prejuízos causados pela forte tempestade que atingiu Vargem Alta na noite de quarta-feira (31).
A intensa chuva, acompanhada de granizo e muito vento forte, durou aproximadamente 15 minutos e, segundo o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), as áreas mais afetadas do município foram Ayd, Departamento, Sumidouro, Jacutinga, Ardisson, Pombal de Baixo, Pombal de Cima, Alto Pombal, Capivara, Taquarussu, São José de Fruteiras e Fruteiras Nova.
Nessas localidades, centenas de casas, indústrias e equipamentos públicos, sofreram destelhamentos e outros danos. Plantações, estufas e galpões foram severamente danificados. Diversas estradas vicinais e a rodovia ES-164 sofreram obstrução em diversos pontos por causa da queda de árvores. O prefeito Elieser Rabello junto com o vice-prefeito Alan Lopes, averiguaram os estragos da chuva ainda na noite de quarta-feira. Na manhã de quinta-feira (01), a prefeitura contactou o DER, que imediatamente enviou equipes para desobstruir a ES-164, enquanto as equipes da Secretaria de Obras desobstruíram todas as estradas vicinais.
Ainda na manhã de quinta, as equipes da Secretaria de Assistência Social, de Saúde e da Defesa Civil, percorreram todas as localidades atingidas, visitando as famílias, fazendo levantamento dos danos e providenciando lonas para serviço paliativo, enquanto as telhas solicitadas ao Governo do Estado não chegam.