Início » Comitiva do Governo do ES visita Vargem Alta e anuncia ações para auxiliar atingidos pelo vendaval e granizo

Comitiva do Governo do ES visita Vargem Alta e anuncia ações para auxiliar atingidos pelo vendaval e granizo

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
152 visualizações

Na tarde desta segunda-feira (5), a prefeitura de Vargem Alta recebeu uma comitiva do Governo do Estado, que veio ao município avaliar ações de ajuda às vítimas da tempestade de granizo do último dia 31/03 e conversar com produtores atingidos.

O Prefeito Elieser Rabelo afirmou ao fim da reunião que continuará intercedendo junto aos bancos “para a redução dos juros, o aumento nas carências e na prorrogação dos financiamentos”. Elieser também disse que fará contato junto a ADERES para que leve o atendimento até as comunidades, para que os afetados não precisem se deslocar até a sede do município tendo em vista a pandemia e agradeceu ao Governador Renato Casagrande por entender os problemas que vem acontecendo no município e “estar sempre à disposição mandando sua equipe sempre com muita rapidez para ajudar o povo de Vargem Alta”.

Por parte da Prefeitura de Vargem Alta, estavam presentes o prefeito Elieser Rabello e o vice-prefeito, Alan Lopes, o secretário de Agricultura, Oseas Pasti, a secretária de Assistência Social, Camila Lorenzoni, a secretária de Gabinete, Eliane Turini, e o representante da Defesa Civil no Município, Gabirel Fávero.
A comitiva estadual foi formada pelo secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Paulo Foletto, pela secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Cyntia Figueira Grillo, o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel BM André Có Silva, os representantes da Defesa Civil lotados em Cachoeiro, Capitão BM Joelson Ribeiro Moulin e o Subtenente BM Adriano Alves Gama, o diretor-presidente do IDAF, Mario Louzada, o diretor-presidente do INCAPER, lAntônio Carlos Machado, mais conhecido como “Toninho da Emater, Sr. Haroldo de Oliveira Gomes – coordenador CELDR Vargem Alta, Ronaldo Alemães Stephanato – coordenador CRDR  Central Sul e o assessor da SEAG e ex-prefeito de Vargem Alta, João Bosco Dias.
Após reunião no gabinete do Prefeito, onde a situação foi detalhada aos presentes e ações foram debatidas, uma Live (vídeo abaixo) foi feita nas redes sociais da Prefeitura para informar à população sobre as ações a serem tomadas nesse momento.
Na sequência, todos seguiram para a EMEB Pedro Milaneze Altoé, no distrito de São José de Fruteiras, onde puderam explanar as ações para os moradores de diversas comunidades atingidas e ouvir as necessidades dos agricultores presentes.
Ações definidas
Ficou definido que a Defesa Civil enviará para o município kit limpeza, kit higiene, cobertores, lençóis, travesseiros e telhas.
A Secretaria de Estado de Agricultura (Seag), se comprometeu a enviar máquinas para recuperar as estradas danificadas pela tempestade.
O INCAPER continuará dando todo o apoio aos produtores rurais afetados, principalmente na emissão de laudos.
A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setades), irá repassar recursos para a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Fundo a Fundo, para a aquisição de colchões, cestas básicas e demais materiais necessários para atender às vítimas.
O Prefeito Elieser Rabelo afirmou ao fim da reunião que continuará intercedendo junto aos bancos “para a redução dos juros, o aumento nas carências e na prorrogação dos financiamentos”.
Elieser também disse que fará contato junto a ADERES para que leve o atendimento até as comunidades, para que os afetados não precisem se deslocar até a sede do município tendo em vista a pandemia e agradeceu ao Governador Renato Casagrande por entender os problemas que vem acontecendo no município e “estar sempre à disposição mandando sua equipe sempre com muita rapidez para ajudar o povo de Vargem Alta”.

Related Posts