Início » Formanda em farmácia do Município de Vargem Alta, realiza trabalho sobre a Leptospirose, ocorrente pós enchente de 2020

Formanda em farmácia do Município de Vargem Alta, realiza trabalho sobre a Leptospirose, ocorrente pós enchente de 2020

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
448 visualizações

A aluna Gessica Da Penha Demartini do curso de Farmácia escolheu como tema para seu trabalho de conclusão de curso falar a respeito da  Leptospirose, correlacionando o aumento de casos da doença no município de Vargem Alta, com a grande enchente que atingiu a cidade no início do ano de 2020.

Gessica ressalta que após a realização do trabalho ficou claro que devemos aumentar as ações de promoção, prevenção e cuidado. Realizando orientações acerca dessa zoonose, evidenciando a importância das condições sanitárias ambientais para a saúde da comunidade, com um trabalho de educação e conscientização ambiental, como parte fundamental de prevenção a leptospirose, sendo essas ações parte da promoção e vigilância em saúde, finaliza a formanda.

Ela realizou a defesa do seu TCC no dia 18 de novembro, onde obteve nota 10, sendo essa nota máxima para a sua aprovação! Vargem Alta sendo bem representada no nível superior. E terá sem dúvidas, uma excelente profissional Farmacêutica. Veja abaixo uma parte do trabalho desenvolvido por ela.

Variáveis meteorológicas: Um estudo de correlação ao quantitativo de casos de leptospirose no município de Vargem Alta – ES.

O QUE É LEPTOSPIROSE?
A leptospirose é a doença aguda infecciosa causada pelo microrganismo Leptospira, que acomete os homens e animais, que ocasionalmente entram em contato com superfícies e águas contaminadas pela urina de ratos infectados.
TRANSMISSAO
Sua transmissão é muito associada a fatores ambientais, como as inundações que ocorrem em épocas de maior precipitação pluviométrica, favorecendo o contato da população com os resíduos expelidos pelas ratazanas contaminadas.
A ocorrência de desastres naturais, como por exemplo, as inundações, associadas a precárias condições sociossanitárias, geram notificações epidemiológicas, com o aparecimento de surtos de doenças infecciosas, sendo a leptospirose de maior relevância
Onde, a água contaminada, exerce papel fundamental para a transmissão da leptospira, que atinge locais que estão presentes indivíduos passiveis de contaminação, podendo gerar um aumento nos casos de doenças endêmicas nas áreas afetadas

Géssica da Penha Demartini, formada em Farmácia, apaixonada pela sua profissão e principalmente pela saúde pública, por isso escolheu esse tema de TCC para agregar conhecimento para a população que necessita de informações corretas que possa auxiliar no seu dia a dia. Foto: Rondinely Quintino, Tive como intuito alertar a população sobre essa doença, para que desta forma possamos evitar aumento de notificações e sobrecarga dos serviços de saúde. Finalizou Géssica da Penha Demartini, em entrevista para o site Tampa Capixaba.

SINAIS E SINTOMAS
Aproximadamente 90% dos casos, na maioria das vezes, é confundida com uma virose, pois apresenta sintomas característicos, como febre, náuseas, vômito, diarreia e dor muscular
Porém, entre 5 a 10 % dos casos apresenta uma maior gravidade, com falência múltipla dos órgãos e icterícia, conhecida como síndrome de Weil .
E, embora seja eminentemente letal, seu impacto na vida e saúde da população ainda é desconsiderado, a doença possui pouca ou nenhuma visibilidade, o que consequentemente, a torna desconhecida pela população em geral.
 
OBJETIVO DO TRABALHO
O trabalho realizado para a conclusão da graduação em farmácia da formanda Géssica da Penha Demartini, teve por objetivo estratificar os casos de leptospirose durante o período de 2017 a 2020 ocorrentes no município de Vargem Alta, interior do Estado do Espirito Santo, condicionando as variáveis meteorológicas da região frente ao acometimento de inundações.
 

Ano Notificados Confirmados Descartados Indeterminado Óbito
2017 2 0 2 0 0
2018 2 0 2 0 0
2019 3 1 2 0 0
2020 109 9 84 16 0

 
Dados obtidos pelo Sistema Nacional de Notificações de Agravos (SINAN,2020) revelaram 123 casos notificados no período entre janeiro de 2017 a junho de 2020, com significativo aumento no vigente ano (109 casos suspeitos). Tal fato merece uma eminente atenção quando se comparam os casos positivos a mesma época, sendo confirmados apenas 01 caso em 2019 frente aos 09 casos em 2020, seguidos de 16 casos indeterminados.
Ao analisar os casos de notificação para esta doença no período entre 2017 a 2020 no município de Vargem Alta -ES, pôde-se correlacionar maior ocorrência destas notificações aos períodos com maiores índices pluviais, considerando os riscos de inundações frente a presença de lixos/entulhos com proliferação de roedores.
Localidades com maior índice de notificações no Município.

PREVENÇÃO
Géssica ressalta que após a realização do trabalho ficou claro que devemos aumentar as ações de promoção, prevenção e cuidado. Realizando orientações acerca dessa zoonose, evidenciando a importância das condições sanitárias ambientais para a saúde da comunidade, com um trabalho de educação e conscientização ambiental, como parte fundamental de prevenção a leptospirose, sendo essas ações parte da promoção e vigilância em saúde,  finaliza a formanda.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Farmácia do Centro Universitário São Camilo orientado pela MSc Bethânia Ribeiro de Almeida Santiliano como requisito parcial para a obtenção do titulo de Bacharel em Farmácia.

Related Posts