Nesse período que passei sem escrever aqui para o TampaCapixaba recebi centenas de emails de pessoas que têm dúvidas sobre a hipnose. Como esse é um assunto em que muitas pessoas têm dúvidas, escrevi esse artigo para esclarecer um pouco e desmitificar o termo que causa incógnitas nos indivíduos.
Existe inúmeros conceitos para explicar a hipnose, mas o que particularmente gosto é o de que ela é simplesmente um estado alterado de consciência, ou seja, um estado de atenção focada induzida através de sugestões. Esse estado também é chamado de transe.
Todos nós somos suscetíveis a hipnose. Para se ter uma idéia somos peritos nisso desde que nascemos, pelo menos uma vez ao dia entramos em transe, –estado alterado de consciência- quando focamos nossa atenção na televisão, ao ouvir uma música, ao dirigimos e em todas as atividades onde ficamos focados por algum tempo.
Aprendido isso vamos para o segundo momento, a hipnose feita através da indução de outrem. Nesse tipo o que varia de uma pessoa para outra é o grau de confiança que ela tem no hipnotizador. Há dois tipos de abordagem na hipnose, a clássica e a moderna. A primeira abordagem consiste que a pessoa fixe a atenção em algum ponto enquanto o hipnotizador faz as sugestões, normalmente vemos isso nos desenhos animados. Já a segunda, ou também chamada de hipnose Ericksoniana, consiste em um transe conversacional, ou seja, através de um simples dialogo induzimos a pessoa a alterar seu estado de consciência.
Abaixo irei listar algumas responder dúvidas que mais recebi nos emails:
1. A pessoa perde a consciência e não sabe nada a respeito do que ocorre ao seu redor?
R: Não, a pessoa fica todo tempo consciente, o que acontece é que ela se concentra de maneira especial.
2. Quando você está hipnotizado fica sob controle do hipnotizador e obedece todos os seus comandos?
R: Não, o hipnotizador é somente um facilitador do transe e qualquer sugestão que ele fizer que vai contra os valores da pessoa ela simplesmente não obedece a sugestão e provavelmente sai do transe.
3. A pessoa pode ficar presa no estado de transe e nunca mais sair dele?
R: Não, o máximo que pode acontecer é a pessoa dormir e depois acordar naturalmente.
4. Em estados de transe revelarei meu segredos para o hipnotizador?
R: Não, “…o hipnotizador é somente um facilitador do transe e qualquer sugestão que ele fizer que vai contra os valores da pessoa ela simplesmente não obedece…”, o máximo que pode acontecer é você se lembrar de acontecimento que em estados normais de consciência não seria capaz.
Muitas pessoas têm a imagem errada que a mídia passa sobre a hipnose, ou seja, o oposto do que respondi acima. O que vemos na televisão geralmente é a hipnose de palco, onde os hipnotizadores “pescam” na platéia as pessoas mais sugestionáveis e aplicam as técnicas de transe, passando a imagem de que a hipnose faz coisas espantosas.
“Toda boa comunicação é hipnótica”
Milton Erickson, pai da hipnose moderna