Início » Vargem Alta: Moradores e comerciantes sofrem revivendo novamente o cenário da última enchente em 2020

Vargem Alta: Moradores e comerciantes sofrem revivendo novamente o cenário da última enchente em 2020

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
11 visualizações

Na noite da última de sexta-feira (22), o município de Vargem Alta foi atingido por uma forte chuva, o Rio Novo que corta o município não suportou o volume de água e transbordou, deixando várias famílias desabrigadas e comércios alagados.

Sede do município de Vargem Alta, na manhã de Sábado (23), após as fortes chuvas na noite de sexta-feira do último dia 22 de Março de 2024.
  “Neste momento desafiador, nossa prioridade é garantir a segurança e o bem-estar de cada um. Estamos trabalhando para mobilizar todos os recursos disponíveis e oferecer assistência emergencial às famílias afetadas, incluindo abrigo, alimentação e cuidados médicos. Equipes de resgate estão em campo para auxiliar e avaliando os danos causados pela tempestade para iniciar os processos de reconstrução e recuperação o mais rápido possível do nosso município”. Disse em entrevista para o site Tampa Capixaba o Prefeito de Vargem Alta, “Elieser Rabello”.

Na sede do município a água tomou conta das casas e comércios, revivendo uma cena triste da última enchente que também aconteceu em uma sexta-feira, no dia 17 de Janeiro de 2020.

As águas do Rio Novo tomaram conta, com alagamentos e desalojados, na comunidade do Morro do Sol, no município de Vargem Alta-ES.
Desde as primeiras horas após a forte chuva, a Prefeitura criou um gabinete de gestão de crise, integrando todas secretarias municipais, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e voluntários. Esse comando de operações se organiza recolhendo todos os dados e encaminha as ações de acordo com a demanda e disponibilidade de veículos, de pessoal e de doações. Nenhuma localidade ou família vai ficar sem atendimento, seja com máquinas, mantimentos, roupas e o que mais for preciso. Disse em entrevista para o site Tampa Capixaba a Secretária de Gabinete “Eliane Perin Turini”.
A Escola Municipal “EMEB Alzira Gomes”, foi totalmente tomada pela águas da última enchente, na noite de sexta-feira (22).

Os distritos mais afetados com a enchente foram a comunidade do Morro do Sol e o distrito de Jaciguá, os entulhos dividiam um espaço com a lama o cenário era de tristeza, com casas alagadas e famílias desalojadas.

A Creche “CMEI Vale da Lua” em Jaciguá, foi totalmente tomada pelas águas da última enchente na noite de sexta-feira (22).

Cerca de 100 pessoas tiveram que abandonar suas casas, com a água da enchente. Segundo informações de populares uma represa se rompeu na localidade de três Lagoas. O acúmulo de chuva no município de Vargem Alta foi de 150.6, na última noite da enchente.

Um supermercado próximo a Avenida Beira Rio, também foi invadido pelas águas e muitas mercadorias boiavam dentro do estabelecimento, neste sábado (23), causando prejuízo aos trabalhadores do ramo, pela enchente no município de Vargem Alta.

O município de Vargem Alta sofreu vários danos com a enchente da última noite do dia (22), com queda de postes, falta de energia, várias ruas alagadas, queda de barreiras na rodovia ES 164, queda de árvores, pontes destruídas, garagens soterradas, queda de barreiras, entre outros danos materiais.

Na foto acima o distrito de Jaciguá, na manhã de Sábado, após as fortes chuvas da última sexta-feira (22), no município de Vargem Alta.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Vargem Alta criou um canal de comunicação direto com a população afetada pelas chuvas. O contato poderá ser realizado pelo número (28)99956-9889, no horário de 08h às 17h.

Em caso de qualquer ocorrência entre em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone (28) 99910-2604.

Related Posts