Início » Programação Neurolinguística: O que significa? O que é? Quando e como surgiu? Para que serve?

Programação Neurolinguística: O que significa? O que é? Quando e como surgiu? Para que serve?

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
249 visualizações

O que significa?

Um nome aparentemente estranho, mas com um significado muito simples. A Programação Neurolinguística ou simplesmente PNL, é uma expressão que na verdade compreende a três idéias básicas.
A “Programação” refere-se á maneira como organizamos idéias e informações em nossa mente e ao fato de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos são frutos de padrões, que podem ser mudados.
A parte “Neuro” refere-se à idéia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação, ou seja, nosso cérebro é a base das ações. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. “Compreendemos” a informação e depois agimos.
A parte “Lingüística” refere-se à idéia de que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros. Seja por expressões verbais como a fala, ou não verbais, como nossos gestos corporais.

Edson Oliveira atua como Professional Coach, é certificado em gestão empresarial e estudante de PNL.

O que é?

Agora que já sabe o significado da expressão PNL, outro ponto importante para saber é o que ela realmente é. Isso para seu próprio aumento de entusiasmo e vontade de aprender algo que está bem definido em sua mente.
Vamos defini-la em um conceito simples:
A PNL é o estudo de como o cérebro e a mente trabalham, de que maneira criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direcionar e otimizar esse processo. Em outras palavras, ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher maneira que quer funcionar.

Quando e como surgiu?

A PNL surgiu na década de 70 com Richard Bandler, programador de computadores, que na época estudante psicologia na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e John Grinder que era professor de lingüística na mesma universidade.
A base fundamental do surgimento da PNL foi à modelagem. Richard Bandler e John Grinder partiram do princípio de que, se alguém é capaz de fazer algo com excelência, se modelarmos cada ação da pessoa poderemos também fazer o mesmo. Com isso, decidiram, a princípio, modelar o comportamento terapêutico de três celebridades do campo psíquico: Fritz Perls, um famoso psicoterapeuta criador da Gestalt; Virginia Satir, excelente terapeuta familiar; e Milton Erickson, hipnoterapeuta reconhecido pela rapidez com que alcançava seus resultados. Com a modelagem destes profissionais, perceberam que para agir como eles, era preciso também descobrir como eles pensavam.
Iniciaram reconhecendo padrões comuns de linguagem entre os terapeutas, de onde surgiu o primeiro livro, “A Estrutura da Magia”. Após o aprendizado da modelagem da linguagem, perceberam que era possível programar o cérebro, para que se pudesse obter comportamentos mais adequados ou variados frente a determinadas situações.

Para que serve?

A PNL tem várias utilidades, listarei algumas delas:
1. Cura rápida de vícios e maus hábitos como roer unhas, tabagismo, gula e outros que são prejudiciais á sua saúde mental e física.
3. Modelagem de estratégias e capacidades de pessoas e ensino a outras, incluindo:
–  Decisão
–  Memorização
–  Estabelecimento de empatia com as pessoas
–  Vendas
–  Aprendizagem
–  Motivação
4. Resolução de conflitos.
5. Cura de traumas intensos, como de estupro.
6.  Cura de alergia sem medicamentos.
7. Cura de câncer (contada por Robert Dilts no livro Crenças).
8. Mudança de crenças e convicções limitantes.



Referências:
GOLFINHO, Artigos para iniciantes. Disponível em: http://www.golfinho.com.br/default.asp. Acesso em 10 de fevereiro. 2010.
DESCUBRA PNL, Practitioner em PNL.  Disponível em: http://www.descubrapnl.com/. Acesso em 06 de outubro de 2009.
Dúvidas? Envie um email para: edsoncoach@yahoo.com.br

Related Posts