Início » A IMPORTANCIA DE TERMOS UM TEMPO PARA GENTE

A IMPORTANCIA DE TERMOS UM TEMPO PARA GENTE

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
123 visualizações

O tempo é algo que nos leva a uma série de reflexões e questionamentos, estando ele englobado a diversos pontos de nossa vida e em situações que nos marca e se faz presente no cotidiano de cada pessoa. Entretanto, com as evoluções e modernidade do mundo globalizado, as pessoas usam constantemente frases como; “eu não tenho tempo pra nada”; “ estou muito sem tempo hoje”,na maioria  dos diálogos quando se referem a si diante das atividades a serem realizadas.

Elivane Santos

Elivane santos estudante de psicologia e colunista tampa capixaba.


Desta forma, é importante pensarmos que o tempo é algo importante, e que apesar de fugir do nosso controle, pois o humano não tem o poder de dominar e controlá-lo, temos por outro lado, o poder de administrarmos o tempo que vamos dá a cada atividade do nosso dia-a-dia e priorizar aquilo que é mais valioso e significativo além do que é obrigação e não deve ser deixado de realizar.
Julho é mês de férias, muitas pessoas têm a oportunidade de tirar alguns dias para descansar, no entanto, muitos não dão o valor adequado a essa liberdade e oportunidade de melhorar sua saúde psíquica, pois, o descanso, o lazer, o tempo livre é fundamental para que nossas faculdades cognitivas continuem trabalhando e desempenhado suas funções de forma criativa e com motivação.
Desta forma, quando pensamos em nossa saúde, sempre relacionamos ela com o bem estar físico, orgânico, e nos esquecemos que a saúde emocional é tão importante e impactante para as nossas vivencias quanto a nossa saúde biológica. Essa realidade faz com que as pessoas adoeçam psicologicamente sem se dá conta que esse adoecimento é grave e que necessita de cuidados especiais. Por outro lado, essa realidade é banalizada, pelo preconceito que a sociedade ainda tem quando se fala do adoecimento mental, como se fosse esse, vergonhoso, banal, sem solução ou até mesmo menos grave do que uma enfermidade orgânica.
Todavia, quando nos colocamos a falar dessas dificuldades de olharmos nossas próprias dificuldades e os adoecimentos que podemos contrair, devemos ressaltar as medidas preventivas e cabíveis para que tenhamos um olhar diferente diante das nossas posições e capacidade de reagirmos e analisarmos as condições atuais de saúde que nos propormos viver a cada dia.
Portanto, como meio de prevenção e realização de uma vida saudável, considerando todos os fatores que nos conduz a essa realidade, podemos pensar que além dos cuidados e atenção com a saúde do corpo temos que analisar que o lazer, a realização de forma cautelosa das nossas próprias idealizações, a busca e realização dentro das possibilidades daquilo que desejamos e principalmente o reconhecimento dos nossos próprios limites são meios para podermos desenvolver um bem estar emocional que ira permitir que tenhamos melhores produtividades e capacidades de cuidarmos de nós e daquilo que nos constitui como parte da sociedade.

Elivane da Silva Santos
Graduando o 8° Período de Psicologia.

Related Posts