Início » O lixo e a cultura

O lixo e a cultura

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
109 visualizações

O ser humano produz cultura. O que chamamos de cultura é um conjunto de manifestações. Essas manifestações podem ser artísticas, sociais, lingüística e comportamental de um povo ou uma civilização. Isso quer dizer que a música, teatro, rituais religiosos, língua escrita e falada, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, política e tudo o que pode ser criado pelo homem.

Alessandro Cláudio é professor de filosofia, cantor, compositor e autor.


Isso quer dizer que todas as atividades que nos cercam no dia-a-dia estão ligadas à cultura. Quando você escreve, quando você fala o português ou quando outra pessoa fala o inglês, quando alguém pinta um quadro, quando pensamos, tudo é questão cultural, pois até a língua que falamos influencia na forma como vemos as coisas. A cultura é responsável como fazemos tudo isso. Se você tem uma, digamos, uma linha cultural você vê as coisas de um jeito, mas se a sua linha cultural for outra, você obviamente enxerga de outro jeito. A cultura é essa linha tênue que faz opiniões ficarem diferentes, que faz você sentir mais prazer comendo algo e pensar como o outro pode comer tal coisa. Mas acima de tudo a cultura é conhecimento. O conhecimento é que move o ser humano. O homem não podia ter dado um passo tão grande em evolução se não fosse através do aprimoramento da cultura, ou seja, através do aprimoramento do conhecimento.
No seu sentido primeiro latino a palavra cultura significa: cultivar o solo, cuidar. Para a filosofia cultura significa em grosso modo: conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Como estamos falando em cultivar, cabe dizermos que quando se cultiva, prepara-se a terra, aduba, lança sementes boas para que os frutos sejam os melhores possíveis e assim tenhamos uma grande colheita. Que sementes podemos lançar no século XXI para que os próximos anos não sejam de grandes perdas para a humanidade e para nós. Um grande exemplo que podemos dar é a cultura do lixo. Ou dizendo melhor a cultura do lixo jogado no lixo. Parece um assunto desgastado para muitos, mas não é. É triste ver situações como as que aconteceram em São Paulo e mais recentemente no Rio de Janeiro e que também podemos ver em muitos lugares onde as chuvas estão sendo muito fortes. No rio de Janeiro temos um agravante que é o das encostas que caíram, mas também o muito lixo espalhado para todo lugar. Podemos dizer que essa é uma cultura de suicídio, pois somos nós mesmo cavando a própria sepultura, ou nesse caso jogando não terra, mas lixo para que possamos ser enterrados como ele. Desculpe a linguagem que parece ser meio agressiva, mas entendo, e falo também por mim, que precisamos tomar um choque até que possamos entender que precisamos mudar. Eu comecei, pois entendo que a minha parte precisa ser feita, mesmo que outros não façam. O que quero com isso é a busca por uma cultura de vida. E, se nesse caso, vida significa não jogar lixo no chão, estou começando então uma nova vida.
O ser humano produz cultura, mas também produz: lixo, ódio, raiva… Mas, muitos seres humanos querem e também produzem: conscientização, amor, alegria, esperança, paz, bem-estar, amizade…

Related Posts