Início » Escolhas?! Você sabe fazer?

Escolhas?! Você sabe fazer?

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
102 visualizações

A estrada da vida é recheada de varias decisões e escolhas. É crescente o número de desafios que surgem a cada dia que se passa. Mas, e você? Sabe como suas escolhas estão sendo feitas? Na mesma linha dos pressupostos da PNL, hoje nós falaremos de um bem interessante: As pessoas sempre fazem as melhores escolhas disponíveis para elas.

Edson Oliveira é International NLP-Master, atua como Professional Coach, é certificado em gestão empresarial, Generative Coaching e Practitioner em PNL

Cada um de nós tem a sua própria e única história. Através dela aprendemos o que querer e como querer, o que valorizar, e como valorizar, o que aprender e como aprender. Esta é a nossa experiência, e nossas escolhas são baseadas em cima delas. Tomamos as melhores escolhas disponíveis momento, mas nem sempre temos um olhar sistêmico da questão o que pode fazer com que uma escolha seja boa a curto prazo e não tão boa se pensarmos em frações de tempo maiores.

Fazendo uma análise superficial da questão, sempre que fazemos uma escolha estamos em um estado, seja ele positivo ou negativo. O estado que uma pessoa se encontra juntamente com as memórias da situação, compõem grande parte do jogo que determina qual será o placar final da sua escolha. O comportamento humano vive na ânsia de obter prazer e evitar a dor, e nesse processo de decisão nós sempre optamos pelo que vai nos trazer mais alegria ou nos dar menos tristeza, é como se sua mente fizesse seguinte a pergunta: Isso vai me proporcionar prazer ou vai me causar dor? Esse processo é constante, estamos sempre tomando escolhas que irão moldar o nosso futuro, mas nem sempre somos flexíveis o bastante para mudar uma decisão feita em um momento em que não estávamos aptos o bastante para tal.

Tendo um pouco do processo de escolhas em mente, agora podemos tomá-las de forma mais conscientes em nossas vidas pessoais e profissionais. Abaixo listarei algumas perguntas eficazes que auxiliam na hora de se eleger uma decisão na sua vida.

1. O que eu realmente quero? E como que o resultado da minha opção pode me ajudar?

2. Quais fatores estou analisando? Quais preciso analisar?

3. Qual é o melhor estado para eu saber que terei sucesso nessa escolha? De que forma posso me sentir assim agora?

Aparentemente pode parecer um pouco desafiador se fazer essas perguntas, mas lhe garanto que elas lhe proporcionarão escolhas mais saudáveis para sua vida, tanto pessoal quanto a profissional.

“As escolhas são como as rosas, se não estivermos atentos aos seus espinhos podemos nos machucar”.

Edson Oliveira

Related Posts