O secretário de Fazenda de Vitória, Henrique Valentim, assumiu a diretoria técnica da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças da Capitais (Abrasf).
Valentim já era membro da diretoria da instituição, ocupando o cargo de diretor jurídico. Contudo, a pedido do presidente da Abrasf e secretário de Curitiba, Vitor Puppi, e validado pelos secretários das demais capitais, em assembleia virtual, migrou para a diretoria técnica.
A diretoria técnica é responsável por conduzir os estudos integrados entre as capitais sobre finanças públicas. “Os referidos trabalhos ocorrem, via de regra, pela Câmara Técnica Permanente da entidade, onde cada associado apresenta seu voto a respeito dos temas propostos, indicando um caminho de trabalho para a assembleia de secretários”, explicou Valentim.
Ele completou: “Além do mais, é através da diretoria técnica que se busca consolidar as medidas de boas práticas na administração das finanças municipais, a fim de que o compartilhamento possa ser feito entre todas as capitais do País”.
Pandemia
Atualmente, a principal missão é o enfrentamento dos impactos ocasionados pela pandemia da Covid-19 nas contas públicas municipais, sem esquecer as medidas estruturantes tão importantes para o País, como a Reforma Tributária e a Reforma Administrativa, que devem ganhar fôlego no Congresso Nacional após a crise na saúde pública.