Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que está aguardando laudo para confirmação de dois óbitos, ocorridos nesta semana no Pronto Atendimento do Município. O laudo visa também esclarecer a possibilidade de ser caso suspeito de leptospirose, que é uma doença infecciosa que está diretamente vinculada ao contato direto ou indireto com urina de ratos, comumente presentes nas águas e lamas de enchentes.
Esclarecemos que estão sendo investigados 14 casos notificados suspeitos da doença desde o início deste mês, e destes, nove já foram descartados após o resultado negativo nos exames. Cinco ainda aguardam os exames e seguem sob investigação.

Os resultados dos exames levam, em média, 15 dias. A recomendação é que quem teve contato com a água e a lama da enchente, e apresenta sintomas, como: febre, mialgia (dor no corpo, em especial panturrilhas) e dor de cabeça, procure imediatamente atendimento médico.
Os dois são moradores da comunidade de Vargem Grande e não constavam na lista de casos suspeitos da doença, que são investigados pela Secretaria de Saúde. Os dois foram encaminhados para o Sistema de Vigilância de Óbito (SVO), que vai confirmar a causa da morte.
Informamos ainda, que os resultados dos exames levam, em média, 15 dias. A recomendação é que quem teve contato com a água e a lama da enchente, e apresenta sintomas, como: febre, mialgia (dor no corpo, em especial panturrilhas) e dor de cabeça, procure imediatamente atendimento médico.