Desde a manhã do último sábado (04) a Prefeitura de Vargem Alta está empenhada nos trabalhos de recuperação de diversas localidades do município, prejudicadas pela força da chuva que caiu sobre o município na última sexta-feira (03). As equipes trabalham na limpeza, liberação das vias, assistência às famílias atingidas e reconstrução das estações de tratamento de água.
Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), choveram 103 milímetros em um curto período de tempo. Diante disso, os rios Fruteiras e Rio Novo transbordaram e provocaram deslizamentos de barreiras, entupimento das tubulações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – e inundações. Sete casas foram destruídas e 1 residência foi interditada. Cinquenta e duas pessoas estão desalojadas.
Ainda de acordo com a COMPDEC, as comunidades mais afetadas foram: Taquarussu, Ardisson, Fruteiras Nova, Pombal e Pedra Branca.
Para o prefeito municipal, João Altoé, isso tudo é um trabalho essencial para a cidade voltar à rotina normal. “Como toda tragédia, os estragos causados foram inesperados e precisamos refazer tudo que foi danificado, as nossas vidas e rotinas têm que continuar. Muito obrigado a todos os voluntários e apoiadores”, disse.
O diretor do SAAE, Alexandre Aboumrade afirma que o serviço de distribuição de água e saneamento já foi normalizado. “Em algumas regiões registramos 150 milímetros; mesmo assim, depois de 4 rompimentos na rede de abastecimento, restabelecemos o abastecimento nas localidades de São José de Fruteiras, Beira Rio, Departamento, Vila Esperança, Castelinho, Vila Maria e Pedra Branca”, salienta.
A Superintendência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalham para desobstruir a BR ES 164.
A Prefeitura de Rio Novo do Sul cedeu um caminhão pipa para ajudar na limpeza das casas e ruas. O apoio da Polícia Militar está sendo essencial.