Início » Evair de Melo alinha com embaixador a abertura da representação diplomática da Itália no ES

Evair de Melo alinha com embaixador a abertura da representação diplomática da Itália no ES

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
116 visualizações

Em discurso no Plenário da Câmara Federal, o Deputado Evair de Melo (PP-ES) anunciou que o Espírito Santo recebe, nesta quinta-feira (13), as visitas do Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, do subsecretário de Relações Exteriores, Ricardo Merlo, o Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia, e o Diretor Geral de Italianos no Exterior, Luigi Vignali. O parlamentar já havia conversado com o Embaixador sobre a possibilidade de abertura de uma Agência Consular no Espírito Santo.
Evair afirma que 30 mil capixabas estão na fila esperando por processos consulares. De acordo com o parlamentar, “foi dado mais um importante passo para que possamos garantir a presença física da Embaixada”.
Entre os temas tratados com o Embaixador, Evair de Melo pautou sobre o alinhamento econômico entre Brasil e Itália, principalmente em relação ao Espírito Santo, que detém a maior colônia italiana do país em seu território, desenvolvimento tecnológico, além do fortalecimento da agricultura e do setor de rochas ornamentais. Existe a possibilidade, em outubro, de Antonio Bernardini fazer uma visita ao Estado para a abertura da Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante.

“Tenho certeza que, com a parceria entre o Governo Italiano, o Governo do Espírito Santo e com nosso envolvimento aqui na Câmara, os processos serão facilitados, tirando a burocracia e permitindo que os capixabas tenham o direito de tirar sua cidadania”, declarou Evair.


Italianos no ES
Há 145 anos, chegaram em território capixaba, via Porto de Vitória, os primeiros imigrantes italianos. De acordo com o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), cerca de 37 mil imigrantes italianos desembarcaram no Espírito Santo, tendo influência direta na formação étnico-cultural e desenvolvimento socioeconômico do estado. De acordo com o  Projeto Imigrantes, que trata sobre as entradas no Espírito Santo durante o Século XIX,  75% do total de imigrantes eram da Itália.
Evair destaca o legado deixado pelos italianos no Espírito Santo, destacando o impacto da cultura e da tradição italiana no estado. “Uma boa parte dos capixabas herdou, além do sobrenome, o modo de vida daquele povo que desembarcou no Espírito Santo há mais de um século. Aprendemos a respeitar e a viver do que vem da terra, a promover nosso agronegócio, nosso agroturismo, tudo em família, como sempre foi feito há gerações”.
Autor da Lei das Agroindústrias Artesanais (nº 13.680/2018), o parlamentar destaca também a força da culinária italiana no Espírito Santo, desenvolvida principalmente no seio familiar, com a produção de queijos, vinhos, pães, licores e embutidos de origem animal. O Socol de Venda Nova do Imigrante, recebeu sua Indicação Geográfica de Procedência do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), sendo um dos principais exemplos de como os descendentes italianos exerceram sua influência. “Nossos produtores artesanais trabalham arduamente para conservar a tradição e o sabor do Socol, herança dos imigrantes italianos, consolidando o Espírito Santo em posição de destaque no mapa da gastronomia brasileira”.

Related Posts