No dia 02 de março, um sábado, será a vez de Adilson Ferreira Dias entregar-se a Deus com seu “sim” e, pela imposição das mãos de Dom Dario Campos, Arcebispo de Vitória, ser ordenado Diácono Permanente.
E foi com ele que o Departamento Diocesano de Comunicação conversou esta semana. Filho de Osório Antônio Dias e Cely Ferreira Dias, e vindo de uma família de 11 irmãos, ele é natural da comunidade São Sebastião de Sumidouro, em Vargem Alta.
Discernimento
E foi nesse ambiente de humildade que Adilson viu brotar em seu coração o desejo de servir a Deus.
“O meu encantamento por Jesus, seu Evangelho e sua Igreja iniciou-se desde muito cedo. Ainda na catequese comecei a atuar como Coroinha na Comunidade de São José, em Fruteiras (Vargem Alta), mesma comunidade onde terei a graça de ser ordenado. Na época as celebrações eram presididas pelo saudoso Padre João Bertolde. Nunca vou me esquecer dessa fase da minha vida. E desta forma, nunca mais deixei de servir à Igreja, nas suas mais diversas pastorais e ministérios.”
Se foi na infância que Cristo tocou o coração do futuro diácono, foi somente com o tempo, aliado à maturidade e na luz da companhia da esposa, que ele conseguiu escutar o chamado e iluminar o caminho rumo ao serviço diaconal.
“O discernimento vocacional foi amadurecendo com o tempo, sendo decisivo após o meu casamento com Anna Julia, porque ela também tem vida de intensa participação na caminhada da Igreja. Assim, quando o Senhor nos chamou, através do convite do Padre Antonio da Luz, então Pároco da nossa Paróquia, não pensamos muito e logo iniciamos a formação na Escola Diaconal Santo Estêvão. Antes disso, o convite já havia sido feito por duas vezes: Primeiro pelo Padre Geraldo e depois pelo Padre Brasil”.
Agradecimento
Adilson deixa ao final o seu muito obrigado a todos que apoiaram, incentivaram e estiveram ao seu lado durante essa caminhada.
“Chegando próximo da Ordenação, o coração é tomado pelo sentimento de enorme gratidão a Deus por ter me escolhido para servi-lo na pessoa dos irmãos e irmãs necessitados. De modo muito especial me conforta e anima a certeza de que Deus não escolhe os sábios nem os fortes, como nos afirma São Paulo (1Cor 1,27-29), mas consagra os humildes desde o ventre materno (Jer 1,5), para serem discípulos da ‘Nova Evangelização’, propagadores do amor a Jesus e aos irmãos, em especial, aos feridos ao longo do caminho, nas ‘periferias existenciais’, como nos ensina o Papa Francisco”.
“Jesus, o Pastor Supremo, que é nosso modelo, nos apascenta e restaura nossas forças nessa missão. Aproveitando esta oportunidade, agradeço também a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que chegasse este dia de celebração e festa para nossa Igreja: bispos, padres diocesanos e salesianos, diáconos, a Escola Diaconal Santo Estêvão, com seus professores e funcionários, as Irmãs Ursulinas e Salesianas, familiares, amigos e todos os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Que o Senhor, no seu infinito amor, derrame abundantes bênçãos sobre todos, hoje e sempre!”
Adilson Ferreira Dias será ordenado Diácono Permanente no dia 02 de março, às 16h, na Igreja da Comunidade São José de Fruteiras, distrito de Vargem Alta – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos.