Início » Deputado Evair de Melo pede revalidação das tarifas de importação do leite

Deputado Evair de Melo pede revalidação das tarifas de importação do leite

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
79 visualizações

Em reunião na Casa Civil, o vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) solicitou a revalidação das tarifas de importação de leite em pó da União Europeia e da Nova Zelândia, o chamado Direito Antidumping. Caso a reivindicação seja atendida, isso significa que o Brasil impedirá as importações do produto a um preço abaixo do nosso.

O deputado Evair de Melo (PP-ES) , afirma que está empenhado em construir uma política sólida para que o leite recupere seu preço e os produtores possam ser remunerados de maneira mais justa. “Precisamos rever essa política brasileira e encontrar um modelo correto para que o leite chegue a um preço justo para quem consome, mas nunca às custas de quem produz”.

Atualmente, a União Europeia é a região onde mais se produz laticínios no mundo. Sua produção é subsidiada pelos governos dos países membros e o seu preço de mercado é baixo. Presente na reunião, o presidente da Confederação da Agricultura de Minas Gerais, Vasco Praça, afirmou que por conta dessas importações e da alta carga tributária, quase 10 cooperativas de leite tem sido fechadas, por ano, no Brasil.

Para Evair, que também é membro das Frentes Parlamentares em Apoio a Cadeia Produtiva do Leite e seus Derivados e da pela Valorização do Setor de Bovinocultura do Leite, caso essa barreira não seja revalidada no Brasil, os produtores correm sérios riscos de contrair dívidas e desistirem da atividade. Em discurso na Câmara, o parlamentar citou que o país acumula o terceiro ano consecutivo de prejuízo e quedas de volume produzido e 80% das propriedades produtoras é composta de agricultores familiares.

“O leite é o produto agropecuário mais democrático do país, pois é produzido em praticamente todos os municípios brasileiros e nossos produtores estão recebendo um valor muito baixo. É inadmissível que o governo abandone uma atividade agropecuária que carrega um peso tão grande para a economia do Brasil e de milhares de famílias que batalham diariamente para gerar empregos, renda e produtos de qualidade”, reiterou.

O deputado afirma que está empenhado em construir uma política sólida para que o leite recupere seu preço e os produtores possam ser remunerados de maneira mais justa. “Precisamos rever essa política brasileira e encontrar um modelo correto para que o leite chegue a um preço justo para quem consome, mas nunca às custas de quem produz”.

Importações
O parlamentar é autor do Projeto de Lei 9.044/17, que limita as importações de leite de países que não possuem leis ambientais e trabalhistas de rigor semelhante às leis brasileiras. Desta forma, além de proteger os produtores nacionais da concorrência desleal com essas nações, a proposta também previne da possibilidade de pragas e doenças que não existam no Brasil prejudicarem produtores e consumidores com produtos de baixa qualidade.

 

Related Posts