450
A estrutura vai melhorar o contato com a comunidade e, consequentemente, vai proporcionar mais oportunidades para os estudantes expandirem seus conhecimentos. Ex-aluno da antiga Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA), atual Ifes de Alegre, Evair considera a entrega do prédio um momento histórico para a instituição e seus alunos. “Conhecimento compartilhado é a garantia de alegria no resultado do trabalho e os nossos estudantes do Ifes de Alegre merecem esse espaço, que vai lhes ajudar a explorar seus talentos e a melhorar cada vez mais o atendimento à nossa gente”.
A diretora-geral do Ifes de Alegre, Maria Valdete Tannure, afirma que o novo prédio vai preencher uma necessidade dos estudantes, que era a falta de uma estrutura exclusiva para o trabalho das empresas juniores. Com exceção da Caparaó Júnior, as empresas atuavam nas coordenações de curso ou em outros espaços disponíveis. “Eles terão um ambiente mais adequado, com salas adaptadas e acesso específico, para realizarem suas pesquisas e atender melhor os produtores e toda a comunidade externa”, frisou a diretora.
A Caparaó Jr é a empresa júnior mais consolidada do Ifes de Alegre. Criada em 2010 junto com o surgimento do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, oferece atendimento personalizado, coleta e análise de solo e café, entre outros serviços para aproximadamente 1.700 famílias entre o Espírito Santo, Minas Gerais e noroeste do Rio de Janeiro.
A ADS Jr, empresa dos alunos do curso superior de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, em conjunto com o curso Técnico de Informática, oferece cursos gratuitos, como de Pacote Office, Excel, Word e cursos básicos para idosos, e cursos pagos e avançados para empresas, como Coreldraw, Design Gráfico, Animação 3D, entre outros. A expectativa do diretor-presidente da empresa, Aurione Oliveira, é de que o prédio novo vai permitir um atendimento melhor à comunidade externa.