309
O Espírito Santo tem duas histórias entre as 15 selecionadas pela sexta edição do Revelando os Brasis. Em meados da década de 30 do século XX, um descendente de imigrantes germânicos se aventurou em fotografar o cotidiano dos moradores do campo. Quando não estava trabalhando na agricultura, Francisco Seibel viajava pelas cidades do interior capixaba para fazer retratos e registrar casamentos, falecimentos e outros momentos da vida das famílias. Sonhador, inventivo e curioso, ele ainda criava bicicletas de madeira, montava relógios, peças de eletrônica, equipamentos para seu laboratório fotográfico e disparadores automáticos para as câmeras.
Nascido em 1910, Francisco fotografou até os 65 anos de idade e, junto com seu amigo fotógrafo Emílio Schultz, formou um dos mais importantes acervos fotográficos responsáveis pelo registro e preservação da imagem das comunidades pomeranas e da cultura do interior do Espírito Santo. O inovador, que morreu em 1997, aos 87 anos, inspirou a história “Franz Seibel: o Surgimento da Fotografia Pomerana”, de autoria de Rafael Wolfgramm Teixeira de Siqueira, de Laranja da Terra.
De Vargem Alta vem a história de um pequeno agricultor da Comunidade Quilombola de Pedra Branca, localizada em município, na região serrana do Espírito Santo. Um dia, Seu Arlindo começa a se preparar para uma viagem misteriosa, deixando intrigados os familiares no lugarejo. Baseado em fatos reais, o causo inspirou a história “A Viagem do Seu Arlindo”, enviada pela professora de arte Sheila Márcia Altoé, moradora de Vargem Alta. Esta é a segunda participação do município no projeto. Na quinta edição, o jornalista Victorhugo Passabon Amorim foi selecionado com a história Vinillis Frutiferis.