Hoje em dia, é comum encontrar jovens que se relacionam com pessoas através de perfis On-line. Não apenas para manterem contato com alguém que já conhecem, mas também para encontrar alguém.
Apesar da maioria criticar os relacionamentos pela Internet, é grande o aumento de adultos que recorrem à essa eficiente “ferramenta de busca”.
Em uma pesquisa realizada por mim, perguntei à um grupo de 30 homens adultos que encontraram uma namorada pela internet:
“O que há nas mulheres da internet que não há nas mulheres da realidade?”
50% dos intrevistados me surpreenderam com a resposta. Eles disseram algo que girava em torno da seguinte frase:
“As mulheres virtuais são mais sinceras na hora de amar. Elas dizem tudo o que sentem e realmente sentem tudo o que dizem sentir. Já as mulheres que conheci em festas e em outros locais públicos foram falsas ou, pelo menos, se equivocaram quanto ao que diziam sentir.”
A internet tem sido alvo de grandes acusações por crimes considerados graves como sequestros, assassinatos, falsidade ideológica, entre outros. Mas devemos ter a consciência de que em todos os lugares existentes no mundo podemos encontrar esses crimes em abundância. Então, ao invéz de culpar a internet, deveríamos prestar mais atenção no que estamos fazendo On-line, para que estamos utilizando a rede e com quem estamos nos relacionando.
Sendo os jovens os maiores utilizadores e, consequentemente, as maiores vítimas, resolvi fazer outra pesquisa com alguns jovens da cidade, onde participaram 50 meninas e 60 meninos de 16 a 19 anos. Fiz as seguintes perguntas:
-Quantos de vocês já conheceram alguém de confiança pela internet?
-Quantos de vocês já namoraram alguém que conheceram pela internet?
-Quantos de vocês já foram vítimas de sequestro ocasionado por um contato On-line?
-Quantos de vocês ainda namoram com alguém que conheceram pela net?
-Quantos de vocês já compraram produtos pela internet?
-Quantos de vocês já foram vítimas de Golpes por comprarem produtos na internet?
As respostas só me confirmaram o que eu já tinha em mente. Vejam:
-Quantos de vocês já se conheceram alguém de confiança pela internet?
73 (25 meninas e 48 meninos)
-Quantos de vocês já namoraram ou ficaram com alguém que conheceram pela internet?
65 ( 23 meninas e 42 meninos )
-Quantos de vocês já foram vítimas de sequestro ocasionado por um contato On-line?
0
-Quantos de vocês ainda namoram com alguém que conheceram pela net?
50 (19 meninas e 31 meninos)
-Quantos de vocês já compraram produtos pela internet?
74 (18 meninas e 56 meninos)
-Quantos de vocês já foram vítimas de Golpes por comprar produtos na internet?
7 (2 meninas e 5 meninos)
Os fatos falam por si. Vejam que os números são positivos. Os dados da pesquisa que são desfavoráveis à internet tem maior relação com as decepções com compras do que com relacionamentos.
As mulheres são sempre mais cautelosas do que os homens, seja em relacionamentos ou em compras e os números acima expressam isso.
Isso só nos mostra que ainda podemos controlar a internet, de modo que se obtenha coisas positivas na maioria das vezes.
Podemos concluir que se soubermos o que procurar e onde procurar, conseguiremos nos manter atuais e seguros. Essa é um atendência global e nos adaptar será a melhor solução para a segurança.
E não se esqueçam: “Cultivem os bons sentimentos onde quer que seja. Mais vale sorrir pela internet do que chorar na vida real.”