Em comemoração ao Dia do Soldado, 25 de agosto, a Polícia Militar realizou uma solenidade no pátio do 9º Batalhão, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento teve início às 9h00 e contou com uma bela apresentação da Banda de Música da PMES.
Estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, o comandante de Policiamento Ostensivo Sul, coronel Gunther Wagner Miranda, o deputado estadual, coronel Alexandre Quintino, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor da Silva Coelho, o vice-prefeito, coronel Ruy Guedes Barbosa Junior, o secretário municipal, coronel Inácio Darós, e o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Fabrício da Silva Martins, entre outras autoridades civis e militares. No decorrer da cerimônia foram homenageados os policiais militares que se destacaram na execução de suas atribuições operacionais no 9º Batalhão, durante o período compreendido entre outubro de 2020 a junho de 2021.
Ainda na solenidade, houve um momento dedicado a homenagear o Comando de Polícia Ostensiva Sul (CPOSul), pelo seu aniversário de 20 anos. O seu comandante, coronel Gunther, afirmou que, embora a pandemia ainda esteja vigente, se faz necessário – com os devidos cuidados – resgatar os ritos militares para enaltecer os protagonistas desta importante data, que tanto contribuíram e contribuem para a grandeza desta corporação.
Para o comandante do 9º Batalhão, coronel Fabrício, o Dia do Soldado é uma data marcante, pois enaltece o trabalho dos honrados policiais militares, que são os primeiros a chegar numa ocorrência e enfrentar o desconhecido para proteger o cidadão de bem. “O nosso comando e o comando-geral reconhecem o trabalho de cada um dos senhores”, ressaltou.
O comandante-geral, coronel Douglas Caus, foi convidado a se colocar em posição de destaque para receber uma homenagem por sua forma de liderar a corporação e pelo seu cuidado com o 9º Batalhão, sempre buscando o melhor para a tropa.
Em sua fala, coronel Caus agradeceu a dedicação dos policiais militares, lembrando que a Instituição não parou durante a pandemia e mesmo nos momentos difíceis, de medo e dificuldade, nunca abandonou o povo capixaba.
“Desde o coronel mais antigo ao soldado mais moderno somos todos soldados. Recebam a minha continência e o meu respeito. Esta data merece uma reflexão. Hoje é dia de agradecimento, a todos os militares que deram o sangue e a vida, mesmo nesses dias sombrios, quando muitos perderam as esperanças”, refletiu o coronel Caus, e logo após pediu à tropa uma salva de palmas em homenagem a todos os colegas de fardas que se foram na pandemia.
Ao final, a tropa desfilou em continência ao comandante-geral, coronel Caus e a solenidade foi encerrada.
Fonte: PM ES