Moradores da comunidade de Pombal, no município de Vargem Alta-ES, estão sofrendo com a perda de seus animais domésticos, cachorros e gatos, por envenenamento e pedem ajuda aos órgãos competentes, para que haja uma fiscalização sobre o que está ocorrendo na comunidade.
Os acontecimentos já vem ocorrendo aproximadamente 2 anos, porém intensificou em Dezembro de 2023. A partir de Dezembro, já foram cerca de 23 animais entre cachorros e gatos. Praticamente todos os vizinhos da comunidade de Pombal, já tiveram algum animal envenenado deixando seus donos abalados com a morte de seus animais, dessa forma tão covardemente.
No último sábado dia 18/05/24 o cão do meu filho foi mais uma vítima, ele sempre ficava em volta de casa e ingeriu algo envenenado em questão de poucos minutos não resistiu, deixando meu filho desolado. Ele lembra dele e diz chorando ” Só queria dar um último carinho no “Chocolate” todos momentos que está em casa, ele vai na cova do seu animal chorar.
“Chocolate”, Era um animal muito brincalhão e adorava brincar com os cachorrinhos vizinhos e tomar banho de lagoa, poderia estar chovendo que ele pulava e nem ligava para o frio, tinha uma alegria incrível, era o “Chocolate” assim conhecido por todos como o brincalhão.
A todo momento tem cachorros vizinhos que vem procurá-lo e não o encontra, saem triste do quintal, porque vinham brincar com ele mesmo estando preso. Não podemos deixar sem impunidade uma pessoa que faz tanto sofrimento a tantas outras. Precisamos de ajuda para descobrir e penalizar o responsável. Disse a moradora da Comunidade de Pombal “Elisandra Menario”, em entrevista para o Site Tampa Capixaba.
De acordo com moradores o veneno utilizado é super perigoso, temos vários vizinhos que tem filhos bem pequenos que moram e andam na região, podem simplesmente se intoxicar tentando salvar seus animais de estimação, podendo intoxicar também e causar uma tragédia maior para seus filhos.
Entre o Natal e o Ano Novo do ano passado (2023), foram envenenados 23 cachorros, aqueles que vem matando esses animais inocentes, venham apagar por isso e pensar duas vezes antes de cometer esse crime novamente. Os moradores pedem providências aos órgãos competentes.