Nesta manhã de quinta-feira (28), teve continuidade a execução das ações nas fronteiras no município de Vargem Alta-ES, na localidade de Castelinho (ES164), principal acesso para a BR 262.
Os veículos foram abordados por profissionais capacitados pela secretaria municipal de saúde através da vigilância sanitária e epidemiológica. A ação de abordagem das pessoas que estão chegando no município, visando a captação de casos suspeitos através da busca de sintomáticos através da coleta de informações, efetivando pesquisa sobre relatos de sensação de febre ou febre confirmada, dor de garganta, coriza, tosse e dificuldade respiratória.
O prefeito do município de Vargem Alta João Altoé, fala das demais ações que estão sendo realizadas em Vargem Alta no combate a covid-19, “Nós temos aqui a Defesa Civil, coordenando todo um trabalho, que daqui uns dias a população vai estar conhecendo, levantamentos, estatísticas, nós vamos conseguir mostrar, qual a região que está mais colaborando e menos está colaborando, aonde está usando Máscara e onde não está usando Máscara.
A vigilância sanitária do município está atenta, acompanhando os casos, as notificações, as residências aonde as pessoas estão recolhidas, em relação ao covid-19 e estão em quarentena. A secretaria de saúde do município está intensificando muito o trabalho e o comitê covid-19, estão trabalhando de maneira integrada. Nós estamos nos unindo em um todo da administração para esse combate, o combate é importante, mas a colaboração de todos é ainda muito mais importante. Finaliza o prefeito de Vargem Alta, João Altoé. Além da participação dos colaboradores da saúde, também integram as operações profissionais das secretarias de educação, e da SECTUR – secretaria de cultura, turismo e esportes, sob o comando do executivo municipal e coordenação de planejamento da Defesa Civil Municipal através de seu coordenador Ten BM Wissam Peçanha Moussa Chalhoub*.