O Espírito Santo foi destaque na Semana Internacional do Café 2018, que aconteceu em Belo Horizonte (MG). Dos 10 finalistas na categoria coffea canephora (conilon/robusta) do Prêmio Coffee of The Year 2018, nove são do Estado e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) faz parte desse sucesso.
Entre as 400 amostras nas categorias coffea arábica ou coffea canephora (conilon/robusta) por agricultores de várias regiões do Brasil, os 1°, 2º, 3º e 5º lugares em conilon e o 1º e 2º lugares no arábica são do Espírito Santo. “Ver esse resultado nos enche de orgulho. Preparamos os nossos produtores para que eles pudessem estar presentes com suas amostras de cafés e levar o melhor do Espírito Santo para o Brasil”, disse o pesquisador e coordenador estadual de cafeicultura, Abraão Carlos Verdin Filho.
Com ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, além da parceria de diversas instituições, o Incaper está presente na vida dos produtores há mais de 60 anos.
“No Espírito Santo, os trabalhos de pesquisa e transferência de tecnologia com os cafés conilon e arábica são focados, sobretudo, no aumento da produtividade, qualidade e sustentabilidade. Visando à produção de cafés especiais no Estado, o Incaper trabalha com programas de melhoria da qualidade, além de ações educativas, tecnológicas, de capacitação de técnicos e produtores por diferentes metodologias de treinamento para a melhoria da qualidade”, ressaltou o pesquisador e coordenador estadual de cafeicultura, Abraão Carlos Verdin Filho.
Resultados:
Categoria: Coffea canephora (conilon/robusta)
1° – Luiz Claudio de Souza – Sítio Grãos de Ouro do município de Muqui
2º, 3º e 5º – Família Venturim do município de São Domingos do Norte
Categoria: Coffea arabica
1º Afonso Lacerda – Café Forquilha do município de Dores do Rio Preto
2º Denerval Vieira – Cordilheiras do Caparaó do município de Iúna