Início » Hemoes Reforça importância de Doar Sangue

Hemoes Reforça importância de Doar Sangue

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
64 visualizações

Com a aproximação do feriado nacional do dia 07 de setembro, quando se comemora a Independência do Brasil, e do feriado municipal em homenagem à padroeira de Vitória, no dia 08, o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) reforça a importância da doação para manter o estoque dos bancos de sangue em um nível capaz de atender bem a população.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) convida todos que se enquadram no perfil de doador de sangue para ajudar nessa tarefa (veja abaixo quem pode doar). Quem quiser contribuir pode procurar um dos cinco hemocentros da rede estadual até o final da semana e adiantar a doação.
Foi o que fez Cristiane Dias Reis, que reservou um tempo do seu dia para ir à unidade do Hemoes em Vitória. Ela, que é doadora há quatro anos, acredita que o ato é uma forma de ajudar o outro. “Sinto-me bem em ajudar o próximo. Sangue é vida, portanto, estamos doando vida para outra pessoa”, diz a voluntária.
Quem não puder fazer a doação até sexta-feira (04) pode ir ao Hemoes de Vitória no sábado (05). Não importa se o voluntário é morador da cidade ou visitante, a doação será bem recebida. A unidade funcionará das 7 horas até as 17 horas.
Tipos sanguíneos
Segundo o coordenador geral do Hemoes, Clio Venturim, é necessário manter o estoque em dia com todos os tipos de sangue. Ele ressalta que a hemorrede estadual abastece 51 serviços de saúde, entre hospitais e agências transfusionais em todo o Espírito Santo, portanto, a demanda é grande, especialmente em época de feriado.
“É de grande importância a doação dos sangues mais raros, em especial de O negativo, pois ele é o tipo doador universal, ou seja, pode ser transfundido em pessoas que tenham qualquer outro tipo de sangue. Porém, também necessitamos muito dos tipos A positivo e O positivo, justamente por serem mais comuns. O sangue A positivo é encontrado em 34% das pessoas e o tipo O positivo está presente em 36% dos indivíduos”, detalha.
O coordenador geral do Hemoes reforça que todo o processo para doação de sangue dura em torno de 1 hora e 30 minutos e pode ajudar até três pessoas.
Quem pode doar
Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.
Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. Doadores frequentes não podem deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.
Fonte: Governo do Estado ES


 

Related Posts