Início » Theodorico Ferraço é reeleito presidente da Assembleia do ES

Theodorico Ferraço é reeleito presidente da Assembleia do ES

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
119 visualizações

mesadiretoracompleta_02022015_baixa_Reinaldo.jpg

Os deputados empossados neste domingo (1º) se reuniram em sessão preparatória nesta segunda-feira (2) para eleger a Mesa Diretora que comandará a Casa no biênio 2015-2016. A chapa única encabeçada pelo deputado Theodorico Ferraço (DEM) foi eleita à unanimidade dos parlamentares presentes, totalizando 29 votos. Apenas Sérgio Majeski (PSDB) se ausentou do Plenário na hora da votação.

Além de Ferraço, compõem a nova Mesa como 1º secretário o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), Cacau Lorenzoni (PP) é o 2º secretário, 1ª vice-presidente é Luzia Toledo (PMDB), 2º vice-presidente Marcos Mansur (PSDB), 3ª secretária é a deputada Raquel Lessa (SDD) e a 4ª secretaria ficou com Bruno Lamas (PSB). Conheça o perfil da nova Mesa Diretora.

Rito

montagem Gildevan_ErickMusso.jpgComo último presidente da Ales, Ferraço abriu a sessão e convidou os deputados Doutor Hércules (PMDB) e Dary Pagung (PRP) para atuarem, respectivamente, como 1º e 2º secretários. O parlamentar leu mensagem do governador Paulo Hartung que indicava Gildevan Fernandes (PV) como líder do governo na Casa e Erick Musso (PP) como vice-líder.

Ferraço explicou como funcionaria o processo eleitoral para os cargos da Mesa Diretora e, como iria concorrer novamente à presidência da Casa, passou o comando da sessão para o deputado mais idoso em Plenário, Doutor Hércules (PMDB), que convidou Sandro Locutor (PPS) para assumir a vaga de 2º secretário e suspendeu a sessão para a composição das chapas.

Chapa única

Quando a sessão retornou foi anunciada que uma chapa única iria disputar o pleito, tendo, além de Ferraço como candidato a presidente, os parlamentares Luzia Toledo (PMDB) e Marcos Mansur (PSDB), como 1º e 2º vice-presidentes; e Enivaldo dos Anjos (PSD), Cacau Lorenzoni (PP), Raquel Lessa (SDD) e Bruno Lamas (PSB), como 1º, 2º, 3º e 4º secretários, respectivamente.

SergioMajeski_01022015_baixa_ReinaldoCarvalho.jpg

O primeiro secretário, Dary Pagung, fez a chamada dos deputados em ordem alfabética para declararem no microfone de aparte do Plenário seus votos. A chapa
foi aprovada com 29 votos a favor. O único dos trinta parlamentares que não deu seu voto para a chapa única foi o Professor Sérgio Majeski (PSDB), que se ausentou do
Plenário durante a votação por não concordar com a PEC aprovada no ano passado e que permitia a eleição para membro da Mesa de uma Legislatura para outra.

“Não tenho nada contra a ninguém da Mesa, mas acredito que precisava ter um debate mais profundo e amplo sobre as questões da Assembleia. O curto espaço de tempo que tive até agora foi para entender as entranhas desta Casa e eu preciso de mais tempo para entender e me posicionar melhor. De forma alguma serei oposição à Mesa, pelo contrário, o que for em prol de benefícios para a sociedade, transparência e eficiência desta Casa podem contar comigo para o que der e vier”, declarou.
Luzia fala em nome da nova Mesa Diretora

LuziaToledo_02022015_baixa_ReinaldoCarvalho.jpgA deputada Luzia Toledo foi a escolhida pela nova Mesa para o pronunciamento oficial. Ela parabenizou todos os deputados eleitos e conclamou os parlamentares a lutarem contra a violência contra a mulher. “Nesta Casa temos outras três mulheres, mas esta bandeira tem que ser de todos os deputados”, salientou.

A parlamentar ainda agradeceu o apoio recebido do deputado Guerino Zanon (PMDB). “Tivemos lá atrás uma convivência muita forte, com respeito e admiração, quando ele assumiu a prefeitura de Linhares assumi a presidência desta Casa em seu lugar”, lembrou.

Ferraço: “gesto de generosidade”

Mais uma vez presidente da Ales, Ferraço agradeceu os votos recebidos dos colegas e destacou a interlocução entre os parlamentares para a formação de uma chapa unânime. “Foi um gesto de generosidade que nos conduziu para presidir esta Casa por mais dois anos. Queria agradecer aos deputados da Legislatura passada que assinaram uma PEC permitindo a recondução de meu nome. Resta agora a missão árdua de, a partir de quarta (4), conduzir a indicação e o processo de eleição das comissões”, afirmou.

ThedoricoFerraco_12052014_baixa_RC.jpgO presidente ainda ressaltou a economia feita pelo Legislativo nos últimos anos. “Registro a paciência dos trinta deputados que suportaram a miserabilidade e a ‘pão-duragem’ da Mesa, que nos ajudou a tornar esta Assembleia a mais transparente do país. A economia chegou a tal ponto que podemos devolver R$ 5 milhões no governo passado e 25 para o atual. A verba será aplicada na saúde, com a abertura de vagas de UTI e hemodiálise para acabar com o problema de pacientes que vêm do interior para ocupar leitos na Grande Vitória”, completou.

Por fim, o parlamentar disse que os trinta deputados formavam uma só família e que era importante não esquecer que os eleitores eram os donos de todos os mandatos políticos. “Vamos olhar para as ruas, para os leitores que depositaram a confiança em nós. A eleição é passageira, mas o compromisso com os eleitores não podemos esquecer jamais. O povo que nos escolheu com nossos defeitos e virtudes”, concluiu.
Fonte:http://www.al.es.gov.br/

 

Related Posts