Início » Boa Formulação de Objetivos, a condição para o sucesso

Boa Formulação de Objetivos, a condição para o sucesso

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
244 visualizações

Primeiramente gostaria de desejar um feliz 2011 a todas as todos, que neste ano possamos ter muita saúde, paz e sucesso!!

Começo de ano é tempo de planejar, de traçar sua rota, definir seus objetivos e se comprometer a atingir todos eles. Tempo em que você faz novos desafios e se motiva para melhorar sua vida, a fim de chegar a tão sonhada felicidade. Percebo muitas pessoas fazem uma parte disso, entretanto somente uma pequena parcela delas chega ao final de um ano com um sentimento de realização, aquele do tipo: “Consegui realizar tudo o que planejei!”.

Edson Oliveira atua como Professional Coach, é certificado em gestão empresarial e Practitioner de PNL

Pensando nisso resolvi escrever sobre o assunto de como aumentar as chances de atingir suas metas e assim cultivar mais do sentimento de realização e felicidade.

Antes de tudo, defina aonde você quer chegar, pois assim saberá quando atingiu seu objetivo. Depois disso verifique se sua meta se enquadra em cada um dos 6 requisitos básicos listados abaixo:

Afirmação: Sempre expresse seus objetivos em termos afirmativos. Pois você atrai o que focaliza. (Lei da Atração)

Ex: Uma meta negativa, tipo “Eu não vou comer demais”, cria um ensaio mental desse comportamento. É o mesmo que dizer “Não pense num gol amarelo”. Você já pensou. O correto é “Eu vou comer pouco”.

Para certificar que objetivo está em termos afirmativos você pode ser perguntar “para que?” ou “o que eu realmente quero” quantas vezes julgar necessárias.

Centralização: Os objetivos devem ser sempre responsabilidade sua, ou seja, ser controlado por você.

Centralize os objetivos no “EU”, pois não se deve traçar metas pessoais para os outros cumprirem. Tenha em mente que o objetivo de ver ser iniciado, mantido e controlado apenas por você.

Especificações: Detalhe ao máximo que puder seus objetivos, pois a especificação visa clareza.

Para se especificar bem um objetivo responda as perguntas “o que?, por que (ou para que)?, onde? E como?” ele deverá ser realizado. Para poder se situar em relação ao andamento de sua meta você também pode se perguntar: O que verei, ouvirei e sentirei para acompanhar a evolução do meu objetivo?

Realismo: Os objetivos dever ser realistas, ou seja, devem ser possíveis de se realizar, pois não faz sentido formular um objetivo inalcançável. Entretanto eles também devem ser desafiadores e flexíveis, deste jeito ficara fácil se motivar para atingi-lo.

Os objetivos veem dos sonhos, por isso devem ser desafiadores, realistas e flexíveis.

Temporalidade: Seus objetivos devem ser situados no tempo, ou seja, determinar uma data para sua realização. Isso evita que eles permaneçam apenas nos planos dos desejos. Não basta apenas querer. É fundamental dizer quando.

Ecologia: Os objetivos devem ser ecológicos, ou seja, é preciso considerar o efeito da realização de sua meta em nível sistêmico, isto é, como vai combinar com suas outras metas; como vai afetar outras áreas de sua vida, do trabalho, da família, etc. Para auxiliar neste ponto responda as seguintes perguntas: Como a realização desta meta vai afetar minha vida? O que eu vou ganhar e perder? Ela é congruente com meus valores?

Estes 6 requisitos básicos são um acróstico da palavra ACERTE, um modelo desenvolvido pela PoteNciaL Instituto de Programação Neurolinguística, dirigida por um grande nome da PNL no Brasil, Gilson Pacheco.

O termo objetivo diz respeito a um fim que se quer atingir, e nesse sentido, é sinônimo de alvo tanto como fim a tingir (lugar ou objeto). Mire em seu objetivo e ACERTE ele com essa fantástica ferramenta de formulação e execução.

Dúvidas? Deixe um comentário.

Related Posts