Início » Final do Campeonato Municipal de Vargem Alta 2013

Final do Campeonato Municipal de Vargem Alta 2013

po REDAÇÃO TAMPA CAPIXABA
70 visualizações

INDEPENDENTE DE VARGEM ALTA É O CAMPEÃO MUNICIPAL DE 2013.
Após um campeonato longo, como uma forma de disputa diferente, onde as emoções foram muitas, o Independente de Vargem Alta sagrou-se Campeão Municipal na categorial principal (1º quadro).
Vamos falar um pouco do campeonato em si, onde este ano foi adotada uma forma de disputa semelhante a do Campeonato Carioca, onde as equipes se enfrentaram em dois turnos e o campeão de cada turno se enfrentariam na grande decisão. Caso uma equipe vencesse os dois turnos seria declarada campeã.
No 1º turno as equipes de uma chave enfrentaram as equipes da outra chave. Antes do fim desta fase aconteceu uma grande polêmica. A equipe do Beira Rio atuou com um atleta irregular e foi punida com a perda dos pontos da partida contra o Independente, não conformada com a punição, ingressou na Justiça Comum contra a Liga e, conseqüentemente, foi desligada da competição, sendo que a Justiça, até o fechamento deste texto, já negou o pleito do Beira Rio em três oportunidades.
Voltando ao futebol, na categoria principal o Operário de Alto Gironda, jogando um futebol envolvente e ofensivo, sagrou-se campeão do 1º turno, garantindo vaga na grande final, enquanto o Independente de Vargem Alta, considerado um dos melhores times no papel, tornou-se a grande decepção do 1º turno, sendo eliminado ainda na 1ª fase.
No 2º turno, como era de se esperar, a briga ficou mais acirrada. As equipes passaram a se enfrentar dentro de seus respectivos grupos e quem não conseguiu manter a mesma pegada de antes foi justamente o Operário, que acabou sendo eliminado na fase de classificação. Diferente do 1º turno, o Independente de Vargem Alta se superou e venceu o 2º turno praticando um futebol de forte marcação e de eficiência nos contra ataques, não tão bonito, mas de resultado. O destaque negativo desta vez ficou para o time do Castelinho, que na categoria de aspirantes provocou um grande tumulto e acabou sendo desligada da competição.
Assim, com o Operário campeão do 1º turno e o Independente campeão do 2º turno, o ato final estava com todos os seus atores já definidos.
Na 1ª partida da grande final, um jogo morno, com poucos lances dignos de uma decisão, e quando todos achavam que o 0 x 0 seria mesmo o placar, aos 42 minutos do 2º tempo o árbitro assinalou penalidade em favor do Operário. Eldinho cobrou com precisão e deu a vitória ao Operário por 1 x 0. Uma boa vantagem para a 2ª partida.
Na 2ª partida o Operário entrou em campo com a vantagem do empate. Restava ao Independente vencer por 1 gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou vencer por pelo menos 2 gols para ser campeão no tempo corrido.
No 1º tempo o Independente atacou mais, só que sem levar perigo ao gol do Operário. Aos 41 minutos do 1º tempo, novamente Eldinho acertou em chute indefensável e aumentou ainda mais a vantagem do Operário, fim do 1º tempo com vitória parcial do Operário por 1 x 0.
No 2º tempo o Operário veio mais recuado, tentando administrar a boa vantagem, mas isso acabou abrindo espaços para que o Independente pudesse adiantar a marcação e atacar com mais intensidade. A pressão começou a dar resultados aos 25 minutos, quando Leléo acertou o canto direito e empatou a partida. A partir daí o Independente foi para o tudo ou nada e chegou a ter um gol bem anulado pela arbitragem em lance de impedimento. O Independente atacava e não dava espaço para o Operário encaixar um contra ataque. Aos 43 minutos, depois de um cruzamento na área a bola sobrou para Tiquinho marcar o gol da virada quando a torcida do Operário já gritava “É Campeão”. Nessa hora a torcida do Independente ficou eufórica. Fim de jogo. Independente 2 x 1 Operário. A decisão terá que acontecer nas temidas penalidades.
Na abertura da série de 5 cobranças, Leléo converteu em favor do Independente e Kojack viu sua bola parar nos braços de Edmar. O Independente estava em vantagem. A partir daí o que se viu forma cobranças bem colocados que não deram chances aos goleiros e no fim, Dodoco converteu a cobrança decisiva e o Independente de Vargem Alta, que completará ainda 2 anos de fundação sagrou-se campeão municipal de Vargem Alta em 2013.
O Independente de Vargem Alta jogou com: Edmar, Jorginho (Taciano), Marciel, Léo e Ivan, Tutuca (Carioquinha, depois Vadeça), Kanú, Dudu (Leléo), Rafael, Tiquinho e Dodoco. Técnico: Nerrô. Suplentes: Sapulha, Farlei e Naum.
Árbitro: Eduardo Santos. (Liga Desportiva Castelense)
RESUMO COMPLETO:
CATEGORIA ASPIRANTE – 2º QUADRO
•             CAMPEÃO: FLAMENGUINHO DE CLAROS DIAS
•             VICE: PROSPERIDADE
•             DISCIPLINA: POMBAL
•             MELHOR GOLEIRO: ELEANDRO – FLAMENGUINHO
•             ARTILHEIRO: LELÉO – INDEPENDENTE – 13 GOLS
CATEGORIA PRINCIPAL – 1º QUADRO
•             CAMPEÃO: INDEPENDENTE DE VARGEM ALTA
•             VICE: OPERÁRIO DE ALTO GIRONDA
•             DISCIPLINA: PROSPERIDADE
•             MELHOR GOLEIRO: EDMAR – INDEPENDENTE
•             ARTILHEIRO: JEFINHO – FLAMENGUINHO – 12 GOLS
 
Thadeu dos Santos Orletti é servidor público municipal e colaborador do programa CULTURA ESPORTIVA, na Rádio Cultura de Castelo FM.

Contato: orletti10@gmail.com
Confira as fotos em nossa galeria.


 

Related Posts